GUATEMALA: Retomado o PROME de dourado e atum albacora

GUATEMALA: Retomado o PROME de dourado e atum albacora

Após 6 anos de suspensão, foi reativado através de um acordo entre a empresa Indupecasa e CeDePesca.

Após 6 anos de suspensão, o Projeto de Melhoria (PROME) para as espécies dourado e atum albacora foi reativado na Guatemala por
meio de um acordo entre a Industria Pesquera e Camaronera de Guatemala S.A. (Indupecasa) e CeDePesca.

O dourado (Coryphaena hippurus) e o atum albacora (Thunnus albacares) são peixes pelágicos oceânicos, altamente migratórios, e
constituem uma importante fonte de subsistência nas costas da Guatemala, particularmente no Departamento Escuintla, um dos principais distritos pesqueiros do país. A pesca é feita a partir de pequenas embarcações artesanais de 2 toneladas líquidas em média, que utilizam espinhel manual com no máximo 1000 anzóis.

Uma característica interessante do dourado nas águas da Guatemala é que (exceto em situações climáticas pontuais) há uma presença permanente dessa espécie, o que diferencia sua pesca daquelas que ocorrem nos países vizinhos da América Central e do Sul.

Por meio do PROME dessas espécies, serão coletados dados que permitirão contribuir para a avaliação do estoque regional, bem como para a avaliação dos riscos sobre as espécies do by catch, insumos fundamentais, por sua vez, para as decisões de manejo dessas espécies transzonais.