A colônia de pescadores Z-17 é um dos sócios no PROME da lagosta brasileira, cuja temporada já foi iniciada.
A colônia de pescadores Z-17 do Rio Grande do Norte realizou uma reunião no dia 27 de abril, no município de Porto do Mangue, para analisar uma série de assuntos que foram discutidos entre o Ministério da Pesca e o presidente da colônia, Hélio Santos.
Rochelle Cruz, diretora do CeDePesca Brasil, foi convidada para este encontro, que abordou aspectos relacionados ao Projeto de Melhorias (PROME) da lagosta e seus objetivos, entre eles a regulamentação do mergulho, recentemente aprovada pelo governo federal, e de grande relevância para os pescadores daquele Estado.
Outro tema debatido com os pescadores foi a importância da colaboração para obtenção de dados de captura e esforço, com um trabalho conjunto entre as colônias e a Federação dos Pescadores do Rio Grande do Norte.
Em outro momento da reunião e atendendo a uma das exigências da política social do Fishery Progress, Rochelle apresentou uma série de mecanismos de denúncia oferecidos por órgãos governamentais, os quais se encontram à disposição de capitães, tripulantes e pescadores.
Os presentes demonstraram grande interesse pelo tema, e foi entregue uma cópia do documento apresentado a FisheryProgress e o vídeo foi enviado ao Presidente Santos
para ser compartilhado nos grupos de WhatsApp da Colônia Z-17.
Cabe assinalar que esta colônia é um dos sócios do CeDePesca no PROME da lagosta, cuja temporada teve início em 1 de maio.