CeDePesca firmou convênio com a empresa Beaver Street Fisheries para desenvolver as etapas iniciais de um Projeto de Melhoria da pescaria dessa espécie.
No mês de novembro passado, CeDePesca assinou um memorando de entendimento com a empresa Beaver Street Fisheries com o objetivo de desenvolver as etapas iniciais (prospectivas) visando a elaborar um Projeto de Melhoras (PROME) da pescaria de merluza no Equador.
Na atualidade, a equipe técnica de CeDePesca se encontra envolvida na etapa de pré-avaliação da espécie contra o estándar de certificação de pesca sustentável do Marine Stewardship Council (MSC).
Gabriela Mc Lean, Subdiretora executiva de CeDePesca, estimou que até o mês de junho terão pronta a pré-avaliação “e com os obstáculos que forem identificados, a partir desse trabalho, poderemos desenhar um plano de ação para a implementação das etapas seguintes de um projeto de melhoria”.
Cabe destacar que este estoque de merluza (Merlucius gayi peruanus) é compartilhado com o Peru “onde CeDePesca também coordenou um PROME, e esta seria a primeira vez que se tentaria abrir um projeto de melhoraria desta pescaria no Equador”, explicou Mc Lean.
Por se tratar de um estoque compartilhado, para cumprir aos requisitos do MSC, deve-se demonstrar coordenação ou colaboração, mesmo que mínima, entre ambos países.
«É por isso que se planeja aproveitar os resultados alcançados do lado peruano, mas uma vez concluída a pré-avaliação, saberemos com certeza quanto do que foi trabalhado no Peru se refletirá neste projeto, » finalizou a representante do CeDePesca.
Precisamente no encerramento desta edição, e a pedido do CeDePesca, se realizava uma reunião de coordenação entre os institutos de investigação pesqueira do Peru (IMARPE) e do Equador (IPIAP) para definir uma série de oficinas de trabalho conjunto sobre avaliação de estoques de merluza.