Em conjunto com a Secretaria de Pesca e Aquicultura Sustentável (SEPASY), realizaram-se reuniões de socialização em Chicxulub para impulsionar esta iniciativa.
No início de julho de 2023, foi assinado um Convênio de colaboração para realizar o «Apoio ao estabelecimento do projeto piloto da Zona de Refúgio Pesqueiro (ZRP) em «Chicxulub», Yucatán, por meio de uma estratégia de comunicação com a comunidade e a preparação do Estudo Técnico Justificativo”.
O acordo é financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento como parte da colaboração binacional entre a França e o México que apoia projetos de conservação ambiental em território mexicano e, neste caso, a promoção da pesca sustentável.
O objetivo do projeto é criar zonas de refúgio pesqueiros em cinco locais piloto para evitar a sobrepesca e fomentar a renovação das espécies, trabalhando em estreita colaboração com as comunidades pesqueiras de Yucatán. Estas zonas são ferramentas complementares às medidas de gestão das pescarias locais, particularmente de garoupas e pargos.
No caso do estado de Yucatán, a Secretaria de Pesca e Aquicultura Sustentável (SEPASY) promove o repovoamento e recuperação de espécies marinhas de importância comercial no estado de Yucatán, através do fomento e difusão da estratégia de criação de zonas de refúgio de pesca.
Neste contexto, a SEPASY, em conjunto com o CeDePesca, tem organizado várias reuniões de convívio em Chicxulub para apresentar a estratégia e procurar sensibilizar a população no sentido de promover a criação de uma ZRP. O projeto terá duração de 10 meses.